SEM PALAVRAS

Support World AIDS Day

2009-05-20

A FACILIDADE DE MENTIR

Isto não é um diário. Nem um caderno de apontamentos. É apenas o meu gosto por escrever, já não em papel - deixemos as árvores vivas - mas neste material irreal a que chamam virtual. Mas nem por esta volatilidade ou facilidade devia ser menor a responsabilidade do que se escreve. Devia ser a primeira regra, mas não é.

Sou obrigado a aceitar este risco se quero participar no jogo. Tomar cada palavra como verdadeira, até prova em contrário. Não me agrada fazer o inverso. Bastaria ser injusto com uma pessoa para procurar evitar esse contrário. E assim vou aceitando tudo como verdade irrefutável. Até que a evidência me demonstra que eram mentiras ditas sem qualquer problema de consciência. Na totalidade ou em parte. Mas ao ser mentira uma parte de um texto esta não o transforma no seu todo?

Sim, já engoli muitas mentiras, mas hei-de continuar com a minha maneira de ser. Até prova em contrário é verdade!

4 comentários:

Only Me disse...

Mentir é uma arte dificil.
Qualquer falha, qualquer alteração, a normalidade excessiva. Nem a mentira que nos protege ("sim, eu estou bem, nao se passa nada") e facilmente desvendada. Mas a personalidade forte é dos que não mentem. Nao daqueles que enganam todos, nao daqueles que denunciam sem pensar, mas daqueles que percebem, calam e ajudam no seu canto.
Fazem as acções porque querem, e nao para que o mundo repare neles.
E nao mentem.

Sek disse...

Deixaste-me... embaraçado. Escreves bem, sabes usar cada palavra no sítio certo, portanto não foi por acaso que o texto resultou ambíguo.
O suficiente para poder ser visto como uma concordância ou uma crítica a mim próprio.
A inteligência recomendava-me o silêncio, mas o orgulho impede-me. E a frase taxativa "E não mentem."
Diz-me, deste-me uma lição de moral ou um forte apoio?
Porque é evidente que todos mentimos. As que chamamos de piedosas, as que usamos para não incomodar os outros, para dar mais força ao texto ou as que apenas achamos melhor não reagir, por não terem importância.
Não eram essas mentiras a que me estava a referir. Nem tu, suponho.
Diz-me, então, como ler o teu texto?
Bom fim de semana!

Only Me disse...

Não, não queria criticar. Era um apoio, uma opinião. Apenas um desabafo, não sei.
Por vezes as palavras saem-me sem que tenha tempo de pensar nelas. Reflectem apenas o que senti ao ler o seu texto. Um comentário ao texto, principalmente a frase "Até que a evidência me demonstra que eram mentiras ditas sem qualquer problema de consciência.".
Essa tocou-me e fez reflectir. E daí resultou o meu pequeno texto.

Bom fim de semana e boas leituras

kimporta disse...

Então muito obrigado pelo teu desabafo e pelo esclarecimento.
Aproveitei o fim de semana e a leitura, por isso só agora respondo. É uma boa justificação, não é?
Beijinhos.